Tua graça é melhor que a vida

Salmo 42

1> "Como suspira a corça pela corrente de água, assim por ti suspira minha alma..."

Salmo 63:1-6

1> "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja como terra seca e árida, exausta, sem água."

Todos os humanos suspiram e anseiam por Deus e isso porque necessitam de Dele, a estrutura da alma, da mente e do coração do homem, foi por Deus formatada para recebê-lo, para tê-lo, para ser templo de Deus, morada dele, porém, são poucos os que se dão conta dessa realidade. Muitos dos que ignoram isso e desprezam a presença de Deus na vida acabam por se tornarem habitação de legiões, sejam de ideologias deturpadas, doutrinas desvirtuadas da verdade e até de demônios.

No entanto os que se dão conta dessa realidade; de que a angústia e o desespero da alma é por Deus e não por sabedoria humana, (vãs filosofias como diz Paulo) dinheiro, bens materiais e um bom relacionamento com outras pessoas, acabam então por chegar à conclusão de que a graça de Deus é melhor que a vida. Vejamos o texto rapidinho, versículo:

3> "Porque tua graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam."

O que é graça de Deus?

Nada menos que a manifestação do amor de Deus que é incondicional e o amor de Deus quando absorvido, não entendido - pois entender esse amor não é tarefa pra nós - mas crido e absorvido, acaba então por se tornar a razão de nossas vidas. Portanto passamos a, inexplicavelmente, - pois isso é obra do Espírito Santo do Senhor - viver pra Deus o que simplesmente e naturalmente me faz viver melhor a vida e amar as pessoas com mais verdade e solidez.

O que é vida?

É o tempo que se tem entre o nascimento à morte e tudo o mais que acontece dentre esse tempo, ou seja, vida é:

Nascer, crescer, produzir, reproduzir, adquirir coisas e pessoas, envelhecer e morrer.

Então considerar a graça melhor que a vida é o mesmo que dizer, que em Deus já se está satisfeito, pois ele me supre em totalidade.

Lembram-se daquele texto onde Jesus conversa com uma samaritana que está indo em busca de retirar água de um poço? O que ele diz pra ela?

Ele diz: "Olha você vai retirar essa água e voltar a ter sede, mas se você beber dá água que eu lhe der nunca mais terás sede."

Na vida sempre damos murros em pontas de facas e sempre nos ferimos e voltamos à estaca zero, ou seja, sempre nos alimentamos todo dia um pouquinho de qualquer coisa, como no texto de Jeremias que diz assim:

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas."
Cisternas rotas, ou seja, esburacadas sempre precisam estar sendo enchidas de água, inutilmente, pois sempre vão esvaziar e fora de Deus é só isso que nossa alma encontra, um pouco de água pra molhá-la, mas nunca saciá-la pois o manancial de águas vivas se chama Jesus, Deus.


Mas voltando, como eu acima, só se pode dizer com verdade que se considera a graça de Deus melhor que a vida se Deus pra você for suficiente.


Deus é suficiente pra você?


Ele te contenta e te satisfaz?


Se você recebesse uma revelação de que lhe resta pouco tempo de vida, será que isso te apavoraria? Ou, lhe viria logo ao coração a paz pelo fato de que você se encontraria com Deus? Paulo disse que pra ele viver é Cristo e morrer era lucro.


Não estou com essa mensagem dizendo que você precisa ansiar pela morte até porque com sua morte muitas pessoas ficariam tristes, a morte não é algo bom pros que ficam por tanto até querer a morte é puro egoísmo, mas ter o fim da vida no tempo e na vontade de Deus não nos deveria assustar, pois já tenho minha vida saciada por Cristo e um encontro com ele, na hora dele, só seria pra selar e complementar mais e mais essa verdade.


Quando digo também que Deus nos deve ser suficiente não estou querendo incentivar a solidão, como fazem ermitões e alguns monges que se isolam pra ficar com Deus, pelo contrário, ter Deus como o contentador de minha vida só me faz querer mais e mais sair do ostracismo e viver e conviver com gente e mais gente, pois como eu já citei acima quanto mais próximo de Deus mais aprendo a amar com verdade e consistência o meu próximo.


Porém, muitos hoje, estão tão preocupados em buscar a Deus por bênçãos que não são capazes de dizer com sinceridade que a graça de Deus é melhor que a vida, porque a "vida" pra essas pessoas é algo "fascinante" demais que chega a roubar o lugar de Deus, mas o problema é que essa "vida fascinante" está entre aspas, porque a vida no caso aqui é os bens que se pode conseguir em nome de Deus ou não, são os relacionamentos que se pode obter, é a "sabedoria" que se pode vir a alcançar ou ainda o poder que se pode conquistar. E nessa "vida" exacerbada, Deus a muito já deixou de ser o centro da "vida" e tudo o mais concorreu e ganhou o status de Deus na vida do homem. E nessas horas pode se ter a certeza de que:


Ou Deus nunca foi buscado por Deus e por nada ou então deixou-se no caminho de buscar Deus somente por Deus e por nada.


Vejamos o versículo:


2> Assim te contemplo no santuário pra ver a tua força e a tua glória...


Ou seja, o camarada vai ao culto na intenção de ver o que? Deus, Deus por Deus, Deus por nada...


Versículo:


4> Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; e em teu nome levanto , levanto às mãos...


Talvez algumas pessoas estejam adorando a Deus com muita alegria e extravagância no culto, entretanto em muitos casos essa alegria toda provém de uma bênção material que de Deus se recebeu, no caso desse texto o camarada se dispõe a bendizer e levantar a mão a Deus, porque a graça de Deus é melhor que a vida.


Versículos:


5,6> Como de banha de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios minha boca e louva, no meu leito quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite...


Olha que coisa linda, durante a noite ele pensava e meditava em Deus, não nas coisas que Deus lhe tinha dado, mas tão somente em Deus e esse pensamento e meditação acerca de Deus lhe extasiavam lhe davam gozo e verdadeiro prazer.


E nessa hora cabe uma reflexão profunda:


Porque estou aqui no culto? Porque leio a bíblia e oro? Porque canto louvores? Porque me batizei?


Enfim, porque motivo busco a Deus, será que é por ele em troca dele apenas pois ele me supre totalmente ou o busco em troca de qualquer coisa.


Também não quero dizer aqui que não devemos orar pedindo coisas a Deus, sim devemos orar sim, o próprio Jesus no incentiva a isso, porém, não vivo com Deus por causa de bênçãos que el possa vir a me dar, pois a maior de todas as bênçãos ele já me deu e posso usufruir à vontade: ELE MESMO, SUA GRAÇA, JESUS, SEU AMOR INCONDICIONAL E POR AÍ VAI.

Nenhum comentário: