Salmo 42
1> "Como suspira a corça pela corrente de água, assim por ti suspira minha alma..."
Salmo 63:1-6
1> "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja como terra seca e árida, exausta, sem água."
Todos os humanos suspiram e anseiam por Deus e isso porque necessitam de Dele, a estrutura da alma, da mente e do coração do homem, foi por Deus formatada para recebê-lo, para tê-lo, para ser templo de Deus, morada dele, porém, são poucos os que se dão conta dessa realidade. Muitos dos que ignoram isso e desprezam a presença de Deus na vida acabam por se tornarem habitação de legiões, sejam de ideologias deturpadas, doutrinas desvirtuadas da verdade e até de demônios.
No entanto os que se dão conta dessa realidade; de que a angústia e o desespero da alma é por Deus e não por sabedoria humana, (vãs filosofias como diz Paulo) dinheiro, bens materiais e um bom relacionamento com outras pessoas, acabam então por chegar à conclusão de que a graça de Deus é melhor que a vida. Vejamos o texto rapidinho, versículo:
3> "Porque tua graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam."
O que é graça de Deus?
Nada menos que a manifestação do amor de Deus que é incondicional e o amor de Deus quando absorvido, não entendido - pois entender esse amor não é tarefa pra nós - mas crido e absorvido, acaba então por se tornar a razão de nossas vidas. Portanto passamos a, inexplicavelmente, - pois isso é obra do Espírito Santo do Senhor - viver pra Deus o que simplesmente e naturalmente me faz viver melhor a vida e amar as pessoas com mais verdade e solidez.
O que é vida?
É o tempo que se tem entre o nascimento à morte e tudo o mais que acontece dentre esse tempo, ou seja, vida é:
Nascer, crescer, produzir, reproduzir, adquirir coisas e pessoas, envelhecer e morrer.
Então considerar a graça melhor que a vida é o mesmo que dizer, que em Deus já se está satisfeito, pois ele me supre em totalidade.
Lembram-se daquele texto onde Jesus conversa com uma samaritana que está indo em busca de retirar água de um poço? O que ele diz pra ela?
Ele diz: "Olha você vai retirar essa água e voltar a ter sede, mas se você beber dá água que eu lhe der nunca mais terás sede."
Na vida sempre damos murros em pontas de facas e sempre nos ferimos e voltamos à estaca zero, ou seja, sempre nos alimentamos todo dia um pouquinho de qualquer coisa, como no texto de Jeremias que diz assim:
"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas."
Cisternas rotas, ou seja, esburacadas sempre precisam estar sendo enchidas de água, inutilmente, pois sempre vão esvaziar e fora de Deus é só isso que nossa alma encontra, um pouco de água pra molhá-la, mas nunca saciá-la pois o manancial de águas vivas se chama Jesus, Deus.
Mas voltando, como eu acima, só se pode dizer com verdade que se considera a graça de Deus melhor que a vida se Deus pra você for suficiente.
Deus é suficiente pra você?
Ele te contenta e te satisfaz?
Se você recebesse uma revelação de que lhe resta pouco tempo de vida, será que isso te apavoraria? Ou, lhe viria logo ao coração a paz pelo fato de que você se encontraria com Deus? Paulo disse que pra ele viver é Cristo e morrer era lucro.
Não estou com essa mensagem dizendo que você precisa ansiar pela morte até porque com sua morte muitas pessoas ficariam tristes, a morte não é algo bom pros que ficam por tanto até querer a morte é puro egoísmo, mas ter o fim da vida no tempo e na vontade de Deus não nos deveria assustar, pois já tenho minha vida saciada por Cristo e um encontro com ele, na hora dele, só seria pra selar e complementar mais e mais essa verdade.
Quando digo também que Deus nos deve ser suficiente não estou querendo incentivar a solidão, como fazem ermitões e alguns monges que se isolam pra ficar com Deus, pelo contrário, ter Deus como o contentador de minha vida só me faz querer mais e mais sair do ostracismo e viver e conviver com gente e mais gente, pois como eu já citei acima quanto mais próximo de Deus mais aprendo a amar com verdade e consistência o meu próximo.
Porém, muitos hoje, estão tão preocupados em buscar a Deus por bênçãos que não são capazes de dizer com sinceridade que a graça de Deus é melhor que a vida, porque a "vida" pra essas pessoas é algo "fascinante" demais que chega a roubar o lugar de Deus, mas o problema é que essa "vida fascinante" está entre aspas, porque a vida no caso aqui é os bens que se pode conseguir em nome de Deus ou não, são os relacionamentos que se pode obter, é a "sabedoria" que se pode vir a alcançar ou ainda o poder que se pode conquistar. E nessa "vida" exacerbada, Deus a muito já deixou de ser o centro da "vida" e tudo o mais concorreu e ganhou o status de Deus na vida do homem. E nessas horas pode se ter a certeza de que:
Ou Deus nunca foi buscado por Deus e por nada ou então deixou-se no caminho de buscar Deus somente por Deus e por nada.
Vejamos o versículo:
2> Assim te contemplo no santuário pra ver a tua força e a tua glória...
Ou seja, o camarada vai ao culto na intenção de ver o que? Deus, Deus por Deus, Deus por nada...
Versículo:
4> Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; e em teu nome levanto , levanto às mãos...
Talvez algumas pessoas estejam adorando a Deus com muita alegria e extravagância no culto, entretanto em muitos casos essa alegria toda provém de uma bênção material que de Deus se recebeu, no caso desse texto o camarada se dispõe a bendizer e levantar a mão a Deus, porque a graça de Deus é melhor que a vida.
Versículos:
5,6> Como de banha de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios minha boca e louva, no meu leito quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite...
Olha que coisa linda, durante a noite ele pensava e meditava em Deus, não nas coisas que Deus lhe tinha dado, mas tão somente em Deus e esse pensamento e meditação acerca de Deus lhe extasiavam lhe davam gozo e verdadeiro prazer.
E nessa hora cabe uma reflexão profunda:
Porque estou aqui no culto? Porque leio a bíblia e oro? Porque canto louvores? Porque me batizei?
Enfim, porque motivo busco a Deus, será que é por ele em troca dele apenas pois ele me supre totalmente ou o busco em troca de qualquer coisa.
Também não quero dizer aqui que não devemos orar pedindo coisas a Deus, sim devemos orar sim, o próprio Jesus no incentiva a isso, porém, não vivo com Deus por causa de bênçãos que el possa vir a me dar, pois a maior de todas as bênçãos ele já me deu e posso usufruir à vontade: ELE MESMO, SUA GRAÇA, JESUS, SEU AMOR INCONDICIONAL E POR AÍ VAI.
Caminhar 'in' graça de Cristo faz com que tudo o que nos sucede no chão da vida e da caminhada nos ajude a ir mais fundo nas meditações e na relação com aquele em que corporalmente habita a plenitude da divindade... o Verbo encarnado, Emanuel, Jesus. E assim podemos dizer como o salmista um dia disse: TUA GRAÇA É MELHOR QUE A VIDA.
Corpos interditados, proibidos de ser
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará!” JESUS
“Corpos interditados, proibidos de ser.” Ana Maria Freire
O encontro do endemoninhado gadareno com a VERDADE, Jesus o libertou.
Por varias vezes tentaram “prender” o endemoninhado com todo tipo de cadeias e grilhões, porém, não eram capazes de fazê-lo. O que o povo não sabia é que embora seu corpo não pudesse ser "interditado” como eles gostariam que fosse sua alma era interditada e por conseqüência seu corpo era também, pois afinal ele era proibido de ser ele mesmo. Tanto a alma como o corpo desse homem eram propriedade de outros e eram outros em seus sentimentos, pensamentos e atitudes. No caso os que os controlavam eram os demônios.
Entretanto, muitos estão com suas almas interditadas, corpos interditados e que por sua vez são proibidos de serem a si mesmos. Muitos ainda são propriedade de legiões, seja de demônios, ideologias ou de si mesmos.
"Conhecereis a verdade e ela vos libertará." Foi o texto que lemos logo no início, mas...
Libertará de que?
Acima citei que por muitas vezes estamos proibidos de sermos nós por nós mesmos. Mas talvez você diga:
Se sou proibido de ser eu mesmo, por mim mesmo, então estou sendo eu mesmo o tempo todo, se é assim então não tem problema nisso.
No entanto todo o problema está dentro disso mesmo e é sobre isso que eu gostaria de escrever agora.
Antes de tudo é importante sabermos que ainda que eu, e somente eu, controlasse eu mesmo, eu ainda não seria capaz de ser eu mesmo na essência, porque o eu mesmo, em essência, está em Deus.
Então antes de ser liberto de qualquer outra coisa, preciso ser liberto de mim mesmo, pois eu não sou capaz de me guiar e assim me permitir ser eu mesmo.
Porém, existe um agravante nisso tudo, e ele consiste no fato de que durante toda minha vida eu recebi e absorvi milhões de almas e cabeças de outras pessoas e isso tudo se misturou à minha própria concepção da vida gerando então uma vida de vários em mim e o problema é que nesse percurso eu acabei por me abrir a essas almas e cabeças que nem sempre foram peneirados ou criticadas antes de serem absorvidas. E por fim acabei sendo alguém que está bem distante de ser eu mesmo.
Porque se eu ao menos for crítico, como Paulo ensina, eu vou reter o que é bom e isso é bom, não podemos ser orgulhosos ao ponto de não nos deixar influenciar por quem nos diz o que é bom, mas devemos até com quem é "bom" ser críticos. E nisso eu quero salientar que devem ser sempre críticos com o que eu mesmo digo. Em casos de dúvidas me questionem e isso é bom.
Mas voltando, se - nesse processo todo de absorver os outros em nossas vidas - você achava que não tinha como piorar a situação, estava enganado, pois o pior de tudo é que na maioria das vezes nós não nos incomodamos com o não ser nós mesmos e isso porque nem o sabemos. Nós nem muitas vezes sabemos que estamos interditados. E enquanto eu não sei que tenho um problema eu nunca faço nada pra mudar e isso com a consciência tranqüila.
E é nesse momento que eu preciso fazer um exercício de analisar a mim mesmo sempre que possível, mas mesmo assim as legiões em nós são tão sutis que continuamos sem percebê-las. E nesse caso devemos fazer os seguintes outros exercícios:
Primeiro se conscientizar que só Jesus que é a Verdade é capaz de nos libertar de nós mesmo, das legiões de demônios e das legiões diversas que entram em nós.
Entendendo e absorvendo isso a gente tem que se exercitar na busca do Senhor e de suas verdades. Porque toda VERDADE VERDADEIRA é Verdade de Deus, e toda Verdade de Deus aprendida, compreendida, absorvida e vivida sempre nos aproximará de Deus e por conseqüência de nós mesmos.
Pois em Deus está a nossa essência, pois afinal, foi ele que nos criou à sua imagem e semelhança.
Por fim, minha mensagem se resume no seguinte:
Nossa essência está em Deus, não em nós em, si mesmos, e se temos o desejo de sermos nós mesmos, desinterditados e livres para sermos nós mesmos precisamos de uma vida devocional e constante ao Senhor. Pois quanto mais me aproximo de Deus, mais me aproximo de mim mesmo e de meu próximo, porém no próximo domingo eu termino essa mensagem.
“Corpos interditados, proibidos de ser.” Ana Maria Freire
O encontro do endemoninhado gadareno com a VERDADE, Jesus o libertou.
Por varias vezes tentaram “prender” o endemoninhado com todo tipo de cadeias e grilhões, porém, não eram capazes de fazê-lo. O que o povo não sabia é que embora seu corpo não pudesse ser "interditado” como eles gostariam que fosse sua alma era interditada e por conseqüência seu corpo era também, pois afinal ele era proibido de ser ele mesmo. Tanto a alma como o corpo desse homem eram propriedade de outros e eram outros em seus sentimentos, pensamentos e atitudes. No caso os que os controlavam eram os demônios.
Entretanto, muitos estão com suas almas interditadas, corpos interditados e que por sua vez são proibidos de serem a si mesmos. Muitos ainda são propriedade de legiões, seja de demônios, ideologias ou de si mesmos.
"Conhecereis a verdade e ela vos libertará." Foi o texto que lemos logo no início, mas...
Libertará de que?
Acima citei que por muitas vezes estamos proibidos de sermos nós por nós mesmos. Mas talvez você diga:
Se sou proibido de ser eu mesmo, por mim mesmo, então estou sendo eu mesmo o tempo todo, se é assim então não tem problema nisso.
No entanto todo o problema está dentro disso mesmo e é sobre isso que eu gostaria de escrever agora.
Antes de tudo é importante sabermos que ainda que eu, e somente eu, controlasse eu mesmo, eu ainda não seria capaz de ser eu mesmo na essência, porque o eu mesmo, em essência, está em Deus.
Então antes de ser liberto de qualquer outra coisa, preciso ser liberto de mim mesmo, pois eu não sou capaz de me guiar e assim me permitir ser eu mesmo.
Porém, existe um agravante nisso tudo, e ele consiste no fato de que durante toda minha vida eu recebi e absorvi milhões de almas e cabeças de outras pessoas e isso tudo se misturou à minha própria concepção da vida gerando então uma vida de vários em mim e o problema é que nesse percurso eu acabei por me abrir a essas almas e cabeças que nem sempre foram peneirados ou criticadas antes de serem absorvidas. E por fim acabei sendo alguém que está bem distante de ser eu mesmo.
Porque se eu ao menos for crítico, como Paulo ensina, eu vou reter o que é bom e isso é bom, não podemos ser orgulhosos ao ponto de não nos deixar influenciar por quem nos diz o que é bom, mas devemos até com quem é "bom" ser críticos. E nisso eu quero salientar que devem ser sempre críticos com o que eu mesmo digo. Em casos de dúvidas me questionem e isso é bom.
Mas voltando, se - nesse processo todo de absorver os outros em nossas vidas - você achava que não tinha como piorar a situação, estava enganado, pois o pior de tudo é que na maioria das vezes nós não nos incomodamos com o não ser nós mesmos e isso porque nem o sabemos. Nós nem muitas vezes sabemos que estamos interditados. E enquanto eu não sei que tenho um problema eu nunca faço nada pra mudar e isso com a consciência tranqüila.
E é nesse momento que eu preciso fazer um exercício de analisar a mim mesmo sempre que possível, mas mesmo assim as legiões em nós são tão sutis que continuamos sem percebê-las. E nesse caso devemos fazer os seguintes outros exercícios:
Primeiro se conscientizar que só Jesus que é a Verdade é capaz de nos libertar de nós mesmo, das legiões de demônios e das legiões diversas que entram em nós.
Entendendo e absorvendo isso a gente tem que se exercitar na busca do Senhor e de suas verdades. Porque toda VERDADE VERDADEIRA é Verdade de Deus, e toda Verdade de Deus aprendida, compreendida, absorvida e vivida sempre nos aproximará de Deus e por conseqüência de nós mesmos.
Pois em Deus está a nossa essência, pois afinal, foi ele que nos criou à sua imagem e semelhança.
Por fim, minha mensagem se resume no seguinte:
Nossa essência está em Deus, não em nós em, si mesmos, e se temos o desejo de sermos nós mesmos, desinterditados e livres para sermos nós mesmos precisamos de uma vida devocional e constante ao Senhor. Pois quanto mais me aproximo de Deus, mais me aproximo de mim mesmo e de meu próximo, porém no próximo domingo eu termino essa mensagem.
Provérbios
Portanto comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão....
Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.
Aqui é a sabedoria falando. Ela diz:
Quem me despreza comerá do fruto do seu procedimento.
O que é procedimento? É comportamento, modo de agir.
Se eu desprezo a sabedoria significa que meu procedimento será sem sabedoria, ou seja, será um modo de agir, precipitado, sem reflexão e pensamento. E que frutos podem vir de comportamentos assim? Vários, porém não bons.
Você tem dado ouvidos à sabedoria?
O maior de todos os saberes é o que advém do reconhecimento de quem Deus é e a consciência de quem nós somos.
Como anda seu procedimento?
Pense nisto!
Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.
Aqui é a sabedoria falando. Ela diz:
Quem me despreza comerá do fruto do seu procedimento.
O que é procedimento? É comportamento, modo de agir.
Se eu desprezo a sabedoria significa que meu procedimento será sem sabedoria, ou seja, será um modo de agir, precipitado, sem reflexão e pensamento. E que frutos podem vir de comportamentos assim? Vários, porém não bons.
Você tem dado ouvidos à sabedoria?
O maior de todos os saberes é o que advém do reconhecimento de quem Deus é e a consciência de quem nós somos.
Como anda seu procedimento?
Pense nisto!
Uma de minhas inspirações!
O Princípio da Sabedoria
Sócrates disse que o passo pro Saber é o reconhecimento da própria ignorância, ou seja, o reconhecimento da condição em que na verdade estamos: a de que nada sabemos.
Concordo plenamente, porém ainda existe a possibilidade aprofundar ainda mais esse pensamento. Vamos lá:
Reconhecer o estado de ignorância em que nos encontramos nos leva a uma outra questão:"Se sou ignorante, deve haver algo ou alguém que seja o detentor do SABER.
"Sim... existe sim. Existe um Autor... O Autor da Vida e o mesmo é o detentor de todo o Saber. O autor de um texto que se encontra no Livro do livros, mais específicamente, no livro de Provérbios, lá no capítulo 1 verso 7 disse a palavra mais sábia que alguém poderia dizer ele disse:
"O reconhecimento e o profundo respeito ao Criador é o princípio do SABER".
Antes de mais nada reconhecer que existe o CRIADOR de todas as coisas, de que ELE é o AUTOR da vida e nela atua e interfere como quer e sem limites, porque é ONIPOTENTE, porém o faz com todo AMOR E SABEDORIA e respeitá-lo devido ao fato de que ELE é tudo o que foi dito acima e o detentor de TODO O SABER justamente por ser o Autor de tudo é de fato o PRINCÍPIO DO SABER.
Portanto neste espaço estaremos tratando de assuntos referentes ao CRIADOR QUE É O AUTOR DA VIDA E QUE FOI COM EXATIDÃO EXPRESSO NA PESSOA DE JESUS, ONDE NELE E POR VIA DELE TODA ESPECULAÇÃO ACERCA DE DEUS TERMINA, POIS UM DIA ELE MESMO DISSE:
QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI.
Seja bem vindo e fique à vontade!! Beijão.
Paz, amor e graça!
Amâncio Pimentel
Caririaçu/CE, 30/10/2008 às 8:35h
Concordo plenamente, porém ainda existe a possibilidade aprofundar ainda mais esse pensamento. Vamos lá:
Reconhecer o estado de ignorância em que nos encontramos nos leva a uma outra questão:"Se sou ignorante, deve haver algo ou alguém que seja o detentor do SABER.
"Sim... existe sim. Existe um Autor... O Autor da Vida e o mesmo é o detentor de todo o Saber. O autor de um texto que se encontra no Livro do livros, mais específicamente, no livro de Provérbios, lá no capítulo 1 verso 7 disse a palavra mais sábia que alguém poderia dizer ele disse:
"O reconhecimento e o profundo respeito ao Criador é o princípio do SABER".
Antes de mais nada reconhecer que existe o CRIADOR de todas as coisas, de que ELE é o AUTOR da vida e nela atua e interfere como quer e sem limites, porque é ONIPOTENTE, porém o faz com todo AMOR E SABEDORIA e respeitá-lo devido ao fato de que ELE é tudo o que foi dito acima e o detentor de TODO O SABER justamente por ser o Autor de tudo é de fato o PRINCÍPIO DO SABER.
Portanto neste espaço estaremos tratando de assuntos referentes ao CRIADOR QUE É O AUTOR DA VIDA E QUE FOI COM EXATIDÃO EXPRESSO NA PESSOA DE JESUS, ONDE NELE E POR VIA DELE TODA ESPECULAÇÃO ACERCA DE DEUS TERMINA, POIS UM DIA ELE MESMO DISSE:
QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI.
Seja bem vindo e fique à vontade!! Beijão.
Paz, amor e graça!
Amâncio Pimentel
Caririaçu/CE, 30/10/2008 às 8:35h
Assinar:
Postagens (Atom)